quarta-feira, 30 de março de 2011

Páscoa

"Depois de tanto sofrimento, ele será feliz, por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados. Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa do pecado de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados".
(Isaías 53. 11 e 12)

Deus que passa.
Ele passou por aqui.
Não o reconheci.
Não o reconhecemos.
Nem mesmo olhávamos para Ele.
Nós o desprezávamos.

Deus que passa.
Ele veio aqui.
Carregou a minha dor.
Eu nem agradeci.
Fez-se servo.
Eu não quis seguir seu exemplo.

Deus que passa.
Despiu-se de sua glória.
Ficou desfigurado.
Horror para os meus olhos.

Deus que passa.
Sofrimento. Castigo. Desprezo.
Dor. Dor. Dor.
Sofrimento humilde.
Castigo imerecido.
Desprezo e dor.
Sabe o que é padecer.

Deus que passa.
Era para ter sido eu.
Mas as minhas enfermidades levou.
Sarado sou.
Mas a minha punição sofreu.
Curado sou.

Páscoa:
Deus que passa.
Seu lado furado devia ter sido eu.
Amor sem explicação.
Felicidade para quem encontra.
Sem palavras hoje fico,
diante do Deus que passou por aqui.


*Notas:
.Por ocasião dos estudos sobre a Páscoa e seu significado, na Igreja Presbiteriana de Viçosa (IPV). 30/03/2011. Outono.

.Páscoa é o mistério da passagem de Deus pela Terra e pela existência humana a fim de proporcionar a passagem da morte para a vida plena; da perdição do pecado para a salvação. (Pr. Jony Wagner de Almeida - Ministro da Igreja Presbiteriana de Viçosa)

5 comentários:

Sabrina Simon disse...

O Deus que passa é o Deus que se revela.
Se revela no que é grandioso, como a Redenção, e no que é simples, como nós, seus servos. Como você, seu servo.
Se revela pelas Escrituras, e pela palavra de artistas, como você, capazes de sentir tão intensamente o amor de Deus, de forma que suas reflexões se tornem maiores do que as de grandes pensadores: trazem a essência do Amor Redentor, do Deus que passa, e permanece.

Ronni disse...

Obrigado, Sabrina.
Seu comentário completou o poema de uma forma linda!
=)

Andrea disse...

O estudo lá em casa falou exatamente sobre isso.
Será alguma coincidÊncia? rs

Paula disse...

Um amor tão grande com o formato certo do nosso coração! Esse é o amor do nosso Deus...
Ao lermos o seu texto (eu e mami) tivemos que constatar: como escreve bem esse menino!
Que Deus continue te abençoando para nos abençoar com suas produções!
Te amammos...
Bjos da mana e da mamãe!

Paulo Henrique disse...

Muito bom Ronni!